Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

domingo, 11 de janeiro de 2009

A BANCA E AS COMISSÕES ILEGAIS

Segundo a Associação Portuguesa dos Utilizadores e Consumidores de serviços e Produtos Financeiros (SEFIN),muitos bancos têm vindo, desde o início da crise do sistema financeiro, a aumentar as comissões que cobram aos clientes.
Fazer uma transferência, requisitar cheques ou fazer uma operação em bolsa são alguns dos serviços que ficam cada vez mais caros.
A prática de cobranças de comissões ilegais aos clientes, nomeadamente em descobertos bancários gerados por atrasos de pagamentos traduz, na opinião da SEFIN, não só prepotência e abuso de poder de mercado, mas também fraca consideração pelo cliente e má qualidade de serviço.
Acresce que a existência e a aceitação de um atraso no pagamento dum saldo não configura nenhuma prestação de serviços pela Banca e, portanto, não podia dar origem a nenhuma comissão. No caso do descoberto bancário, os bancos, para além além das taxas de juro, permitem-se ainda cobrar multas que variam entre os 20 e os 30 euros. Ora isto é ilegal porque não corresponde a nenhum serviço prestado
Pode ler postagens anteriores sobre a "engorda" dos bancos, clicando  aquiaqui,  aqui  e também aqui

Sem comentários: