Nós, da CONCP, queremos que nos nossos países martirizados durante séculos, humilhados, insultados, nunca possa reinar o insulto, e que nunca mais os nossos povos sejam explorados, não só pelos imperialistas, não só pelos europeus, não só pelas pessoas de pele branca, porque não confundimos a exploração ou os factores de exploração com a cor da pele dos homens; não queremos mais a exploração no nosso país, mesmo feita por negros. Lutamos para construir, nos nossos países, em Angola, em Moçambique, na Guiné, nas Ilhas de Cabo Verde, em S. Tomé, uma vida de felicidade, uma vida onde cada homem respeitará todos os homens, onde a disciplina não será imposta, onde não faltará o trabalho a ninguém, onde os salários serão justos, onde cada um terá o direito a tudo o que o homem construiu, criou para a felicidade dos homens. É para isso que lutamos. Se não o conseguirmos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”. AMILCAR CABRAL

sábado, 28 de julho de 2007

quarta-feira, 25 de julho de 2007

CADA HOMEM É UMA RAÇA


Minha raça sou eu mesmo. A pessoa é uma humanidade individual.Cada homem é uma raça, senhor policia ( Cada homem é uma raça- Mia Couto)
A cara dela era linda,apesar.Excluida do corpo, era até de acender desejos.Mas se às arrecuas, lhe espreitassem inteira, logo se anulava tal lindeza.Nós lhe víamos vagueando nos passeios, com seus passinhos curtos,quase juntosNos jardins ela se entretinha: falava com as estátuas.Das doenças que sofria eram coisas de silêncio escondido,ninguém via nem ouvia.Mas palavrear com estátuas,isso não, mimguém podia aceitar. Porque a alma que ela punha nessas conversas era mesmo de assustar.Ela queria curar a cicatriz das pedras? Com maternal inclibação, consolava cada estátua (Mia Couto, obra citada)

PROGRAMA CUBANO DE CIRURGIAS GRATUITAS


Hoje, Dia de Santa Luzia, considerada a protetora dos olhos, o programa Operação Milagre, que devolve a visão a pobres de toda a América Latina merece destaque.O atendimento é grátis. Com esse programa, o governo cubano quer devolver a visão a dez milhões de latino-americanos pobres. Em apenas dois anos e cinco meses, já foram atendidos mais de meio milhão de pessoas de 28 países do Terceiro Mundo.
As primeiras 50 cirurgias aconteceram em 10 de julho de 2004. Desde então, Cuba vem impulsionando este projeto que pretende preservar e devolver a visão, em apenas 10 anos, a pelo menos seis milhões de latino-americanos e caribenhos, mesmo sem verbas.
Dados do Ministério de Saúde Pública de Cuba revelam que no início do mês de dezembro, os médicos cubanos tinham operado, por este programa solidário, cerca de 500 mil pessoas afetadas de cegueira e outras doenças visuais.
Esse número inclui 290 mil venezuelanos e quase 100 mil cubanos. As cirurgias foram feitas nas maiores instituições de saúde das Antilhas e em centros oftalmológicos da Venezuela.
Médicos e técnicos cubanos, com seus equipamentos, e tecnologia oftalmológica mais avançada do planeta, criam as condições necessárias para operar, anualmente, cerca de um milhão de pacientes, no contexto da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), na Venezuela.
Um trabalho social sem precedentes no mundo
A Organização Mundial de SaúdA Organização Mundial de Saúde - OMS - estima que exista, em todo o mundo, cerca de 50 milhões de pessoas cegas, entre elas, pelo menos 1,5 milhão são menores de 16 anos. A média é de oito mil cegos para cada milhão de habitante na AL e Caribe, sem condições financeiras para arcar com um tratamento.
Na América Latina, o número de pessoas que precisam de uma cirurgia cirúrgica oftalmológica chega a cinco milhões. No Caribe, mais de meio milhão perde a visão a cada ano, muitas vezes sem conseguir ao menos serem examinados por um médico.
A Operação Milagre, criada por Cuba e apoiada pela Venezuela, é uma campanha gigantesca de conteúdo social e humanitário que não distingue condição social, idade, religião ou raça das pessoas.
No princípio, as cirurgias eram feitas em hospitais da Ilha, para ampliar o número de beneficiados foram instalados novos centros oftalmológicos em outros países da região, que hoje já atende 28 nações, entre os quais Equador, Haiti, Guatemala, Honduras, Bolívia, Brasil, El Salvador, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Paraguai, Suriname, Venezuela, Uruguai, Antigua e Barbuda, Bahamas, Santo Domingo, Granada, Jamaica, Monserrat, San Cristóbal e Nevis, Santa Lucia, San Vicente e ilhas Granadinas.

Fonte: Alfredo Boada, da Prensa Latina

CABO VERDE E A FREEDOM HOUSE


Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde é o país mais livre em termos de direitos políticos e liberdades civis na África Subsariana, de acordo com relatório anual da Freedom House (FH), organismo norte- americano que monitora a liberdade no mundo, divulgado recentemente.
Segundo o relatório da Freedom House, nos requisitos referentes aos direitos políticos e liberdades civis, Cabo Verde surge, mais uma vez, como o único país africano com a pontuação máxima (1,0), integrando o grupo de países livres do mundo nessas áreas.
Cabo Verde aparece à frente do Gana e das ilhas Maurícias, classificados com a mesma pontuação a nível dos referidos requisitos na lista (1,0 para os direitos políticos e 2,0 para as liberdades civis).
Relativamente à liberdade de imprensa, a Freedom House integrou, igualmente, Cabo Verde na lista dos países livres do mundo, atribuindo-lhe 29 pontos.
A nível africano, no entanto, outros países estão em melhor posição do que Cabo Verde, como o Mali, que encabeça a classificação com 24 pontos à semelhança dos últimos anos, o Gana, as ilhas Maurícias e África do Sul.
No ano passado, Cabo Verde já tinha sido classificado com a pontuação máxima entre os países mais livres do continente africano.

RECUPERAR O DESTINO


Há dois lados na divisão internacional do trabalho: um em que alguns países se especializam em ganhar, e outro em que se especializam em perder.A nossa região do mundo, a que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e lhe fincaram os dentes na garganta......
....Recuperar os bens que sempre foram usurpados equivale a recuperar o destino...
...Na América Latina é mais higiénico e eficaz matar os guerrilheiros nos úteros que nas serras ou nas ruas....(in As Veias Abertas da América Latina de Eduardo Galeano)

...Josué de Castro declara: Eu, que recebi um prémio internacional da paz, penso que, infelizmente, não há outra solução senão a violência para a América Latina
obra citada de E. Galeano)

MÉDICOS AMERICANOS LICENCIADOS EM CUBA


Médicos dos EUA contornam embargo e se formam em Cuba
Michael Voss - De Havana

Escola Latino-Americana de Cuba, em Havana
Segundo Cuba, escola recebe 5 mil estrangeiros de 25 países
Oito estudantes americanos se formaram na Escola Latino-Americana de Medicina, em Havana.
Os jovens, todos de famílias pobres, passaram seis anos estudando medicina na ilha, com bolsas de estudo do governo cubano, que incluíam as aulas, os livros-texto, a comida e a acomodação.
Como pagamento, os médicos devem regressar a suas comunidades nos Estados Unidos e oferecer serviços assistenciais de baixo custo aos que necessitarem.
VejaAssista à reportagem
O vice-presidente cubano, Carlos Lage, estava no palco para a cerimônia de graduação no teatro Karl Marx, em Havana.
Como centenas de outros estudantes em toda a América Latina e África, os oito estudantes, que não tinham como pagar por seu treinamento nos Estados Unidos, receberam bolsas integrais de Cuba.
"Recebemos tudo, dos livros aos uniformes. As condições são que voltemos às nossas comunidades, onde quer que sejamos úteis, e que providenciemos atendimento à saúde", disse Evelyn Erickson, de Nova York.
"E é isso que queremos, estamos ansiosos por começar."
Exceção
Os estudantes vieram a Cuba graças a um acordo entre o presidente cubano, Fidel Castro, e membros do bloco de legisladores negros do Congresso americano.
Em outras circunstâncias, cidadãos americanos são legalmente proibidos de visitar Cuba.
Segundo as autoridades cubanas, mais de 80 jovens americanos estão estudando na Escola Latino-Americana de Medicina, cujos diplomas são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nos últimos anos, o sistema gratuito de saúde pública de Cuba ganhou reconhecimento internacional pela qualidade e se converteu em uma ferramenta crucial para a política exterior cubana, capaz de ganhar simpatias no mundo em desenvolvimento, em especial na América Latina e na África.
O governo tem enviado milhares de médicos cubanos ao exterior para ajudar algumas das comunidades mais pobres do mundo.
Outro grande contingente de jovens estrangeiros se forma na ilha.
Segundo o jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista cubano, mais de 5 mil jovens de 25 países estudam medicina em Cuba.

FORÇAS CONGENITAMENTE ANTAGÓNICAS



Libertação nacional,,renascimento nacional,restituição da nação ao povo...a descolonização é sempre um fenómeno violento...a descolonização é pura e simplesmente a substituição de uma "espécie" de homens por outra "espécie" de homens
...A descolonização é o encontro de duas forças congenitamente antagónicas que vão buscar a sua originalidade a essa espécie de substantificação segregada e alimentada pela situação colonial.O seu primeiro confronto deu-se sob o signo da violência e a sua coabitação -mais precisamente a exploração do colonizado pelo colono- fez-se a poder de baionetas e de canhões....
...O mundo colonizado é um mundo cortado ao meio.A linha divisória, a sua fronteira é indicada pelos quartéis e pelos postos de policia.Nas colónias, o interlocutor válido e institucional do colonizado, o porta-voz do colono e do regime de opressão é o policia e o soldado....
...Nas sociedades de tipo capitalista,...o amor encorajado pela harmonia e pela prudência, essas formas estéticas de respeito pela ordem estabelecida, criam em torno do explorado uma atmosfera de submissão e de inibição que alivia consideravelmente a tarefa das forças da ordem. (in Os Condenados da Terra de Frantz Fanon)

>

terça-feira, 24 de julho de 2007

DELITO DE OPINIÃO


O processo disciplinar instaurado a Fernando Charrua foi arquivado pela ministra da Educação, que decidiu não aplicar qualquer sanção ao professor por considerar que o comentário que fez à licenciatura do primeiro-ministro se enquadra no direito à opinião. Num despacho datado de segunda-feira e divulgado hoje, Maria de Lurdes Rodrigues defende que «a aplicação de uma sanção disciplinar poderia configurar uma limitação do direito de opinião e de crítica política, naturalmente inaceitável» numa sociedade democrática, uma vez que as declarações de Charrua não visavam um «superior hierárquico directo», mas o primeiro-ministro, José Sócrates.

A DESRESPONSABILIZAÇÃO


A culpa foi de tudo e de todos.Menos nossa.É verdade que os outros tiveram a sua dose de culpa do nosso sofrimento.Mas parte da responsabilidade sempre morou dentro de casa.
Estamos sendo vítimas de um longo processo de desresponsabilização.Esta lavagem de mãos tem sido estimulada por algumas élites africanas que querem permanecer na impunidade. Os culpados estão à partida encontrados: são os outros, os da outra etnia, os da outra raça, os da outra geografia...
...A desresponsabilização é um dos estigmas mais graves que pesa sobre nós, africanos de Norte a Sul (in Os 7 sapatos sujos de Mia Couto)

A COSMÉTICA BUSHIANA


A revolta e o horror com a criminosa política bushiana já são universais. Dentre as suas vítimas contam-se os pobres prisioneiros da base naval de Guantanamo, vítimas de sequestro à margem da lei e de experiências perversas da CIA. Vem agora a público o sr. Bush tentar branquear a barbárie ciática das torturas e assassínios. Diz ele que doravante a CIA deveria reduzir algumas práticas de interrogatórios crueis e desumanos. Mas quem acredita?
A notícia está na CNN .

A FOME


Para a grande maioria da humanidade o problema de maior urgência não é o da guerra, nem o comunismo, nem o custo de vida, nem o dos impostos: é o problema da fome. E isto porque a fome é ao mesmo tempo efeito e causa da pobreza e da miséria em que vegeta um bilião e meio de seres humanos (Harold Wilson in A Guerra e a Pobreza Mundial)
A fome, a pior manifestação da pobreza, a causa fundamental da revolta dos asiáticos contra a dominação económica pelas potências europeias, revolta que não poderá ser estancada com bombas e canhões, enquanto estes pobres acreditarem que sua fome e pobreza são sofrimentos desnecessários (Lord Boyd Orr)

É a existência desses enormes campos de concentração em tempo de paz, que são as regiões subdesenvolvidas do mundo, que fazem com que as estatisticas dos órgãos especializados das Nações Unidas revelem o facto tenebroso de que, em meados do século XX, pelo menos dois terços da humanidade viviam num regime alimentar deficiente, ou seja em estado de forma crónica (Josué de Castro in O Livro Negro da Fome)

A desnutrição crónica e a consequente incapacidade de trabalho por falta de energia vital, é um dos principais factores da exígua produtividade nas regiões mais carenciadas do mundo.Verifica-se desta forma ser a fome a mais generalizada de todas as doenças endémicas e a mais grave manifestação do pauperismo mundial, gerado pelo progresso económico defeituoso e agravado pelo circulo vicioso que a miséria impõe: o circulo da baixa produtividade por falta de energia criadora e do consumo infimo por falta de produtividade (Josué de Castro-obra citada)

A fome é produto, antes de tudo, de uma má distribuição da riqueza e de uma má planificação da economia mundial, onde não se procura dar atendimento às necessidades biológicas reais de cada povo, mas apenas às suas necessidades solváveis, ou seja aquilo que ele é capaz de pagar. É por isto que quando se observa o mapa da fome no mundo, se verifica que as suas grandes manchas negras se localizam nas áreas subedesenvolvidas que vivem ou viveram até há pouco tempo num regime de exploração de tipo colonial;áreas subdesenvolvidas da Ásia, da África e da América Latina(Josué de Castro-obra citada)

A relação entre a fome e a superpopulação estabelece-se em sentido inverso àqueleque o empirismo vislumbrava: a fome é a causa e não o efeito da superpopulação. Não há fome por excesso de gente, mas sim existe excesso de gente como uma consequência da fome.É que a fome crónica determinando uma elevação dos índices de fertilidade e dos coeficientes de natalidade constitui-se como um factor de aceleração intensiva do crescimento das populações.Não é significativo o facto que sejam os paises mais assolados pela fome, tais como a antiga China e a Índia, aqueles de maior potencial de crescimento demográfico? ...Há experiências de laboratório(Carlson,Hoelsel Galton)que demonstraram a justeza das nossas afirmações de que uma dieta rica em proteinas faz baixar os índices de fertilidade, enquanto que uma dieta pobre neste principio nutritivo de origem animal determina indice de fertilidade mais elevado( Josué de Castro- obra citada).

GRITO DE PROTESTO EM CADEIRA DE RODAS


O “grito de protesto” de José Lima está a ser dado desde dia 1 de Agosto, altura em que iniciou a sua volta a Portugal em cadeira de rodas e que unirá a cidade minhota de Viana do Castelo à solarenga cidade de Faro, no Algarve. Hoje a quinta etapa, de um total de 21, terminará em Anadia, amanhã será a vez de Coimbra, sempre a descer até à cidade mais a sul do continente português, a uma média de 40 km por dia.
José Lima de 52 anos propôs-se fazer esta desgastante viagem de mais de 800 km para que os direitos dos deficientes motores não sejam esquecidos: "Estamos no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, mas falar de igualdade de oportunidades em Portugal é falar de uma grande treta. E é isso que eu quero denunciar com esta viagem", resumiu o português natural de Ponte de Lima, que teve de adaptar uns “pedais manuais” à cadeira de rodas, para que o esforço feito durante a viagem fosse mais reduzido.
Desde que ficou paraplégico em 1997, quando foi “esmagado” por um elevador que estava a reparar no Ministério Angolano das Finanças, que este licenciado em electrónica industrial tem tido dificuldade em arranjar emprego.
"Enquanto que o contacto é meramente telefónico, as coisas parecem bem encaminhadas. Mas quando apareço na empresa em cadeira de rodas, as coisas mudam radicalmente de figura", recordou o minhoto que apesar de todos os esforços está desempregado há três anos, sublinhando que esta é apenas uma das formas de discriminação feita aos deficientes em Portugal, mas não a única.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

DESCREDIBILIZAÇÃO DO SISTEMA FISCAL


TÉCNICOS DE CONTAS
Coimas indevidas «descredibilizam» sistema fiscal
O presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC), Domingues Azevedo, considerou esta terça-feira que a aplicação de coimas indevidas no Pagamento Especial por Conta descredibiliza o sistema fiscal, apelando ao Ministério das Finanças para intervir.
O presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) considerou hoje que a aplicação de coimas indevidas no Pagamento Especial por Conta descredibiliza o sistema fiscal.
O jornal Público noticia na edição de hoje que a Direcção-Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) exigiu a liquidação do Pagamento Especial por Conta (PEC) a milhares de contribuintes sem que tivesse base legal para esses pagamentos, tendo chegado a aplicar coimas.
No entender de Domingues Azevedo, «está a criar-se uma situação em que impera o velho conceito do 'pague agora, reclame depois'».
«Não é só o PEC. O PEC pela sua dimensão desperta maior atenção», disse o responsável, salientando que «não estão verificadas minimamente a emissão de documentos automáticos do sistema fiscal».
«O sistema executa ordens que lá estão e se o sistema tiver um problema vai emitir milhares de documentos. Em situações como a do PEC é complicado para os contribuintes», referiu.
Segundo o presidente do CTOC, esta situação «descredibiliza o processo e o sistema fiscal e gera nas pessoas uma sensação de injustiça e impotência».
Domingues Azevedo admitiu ter a informação de que os processos das coimas estão a ser anulados e apelou ao Ministério das Finanças para que resolva a situação e evite que surjam outras.
«Nós somos defensores da legalidade e consideramos que se o Estado exige ao contribuinte que cumpra as suas obrigações o mínimo que se pode pedir é que [o Estado] cumpra com os seus deveres também», salientou.
Domingues Azevedo disse ainda que o CTOC está a aconselhar «os contribuintes que se vejam a braços com esta situação a contactar a câmara no sentido de impugnar o processo».
Também a DECO apelou à intervenção do Ministério das Finanças, defendendo que a forma de relacionamento entre os cidadãos e o fisco está «ultrapassada».

domingo, 22 de julho de 2007

MARXISTAS CRÍTICOS


Uma foto de de Bettelheim acompanhado de um marxista norte-americano de grande prestígio: Paul Sweezy
Em 1970, Charles Bettelheim deu uma entrevista aos directores de IL MANIFESTO.Seguem-se excertos:
...Independentemente da questão dos estádios porque tenha passado a politica económica soviética, o problema das relações entre o partido e as massas põs-se muito cedo....
...Na prática soviética, o partido afirmou-se progressivamente como o detentor único da "verdade".Tal maneira de agir, mesmo que a linha politica seja justa, leva inevitavelmente a deteriorar as relações entre o partido e as massas...além disso, desta maneira é impossível desenvolver, a longo prazo, uma linha politica que se mantenha correcta...
...Desde muito cedo que o poder soviético foi o que Lenine chamou de "Estado operário e camponês com uma deformação burocrática.A existência desta "deformação" teve consequências históricas consideráveis ,pois não se manteve como não podia deixar de ser, como uma simples "deformação". Permitiu o reforço dos elementos burgueses da sociedade soviética e, finalmente, a retomada do poder pela burguesia..
...A concentração prioritária dos investimentos que não resultavam numa certa melhoria das condições quotidianas de existência teve igualmente um papel na evolução das condições politicas gerais e tornou mais dificil o contacto entre as massas e o partido...
...A classe operária já não exerce o poder porque este só pode ser exercido por intermédio de um partido estreitamente ligado às massas...de um partido que apela para a iniciativa dos trabalhadores...
...A ausência destas práticas politicas e, pelo contrário, a existência de práticas de repressão policial,o desenvolvimento das desigualdades sociais, a consolidação de relações hierárquicas estritas ao nivel económico e ao nivel politico...tudo isto significa que o P.C.U.S. já não é um partido marxista-leninista, mas sim um partido revisionista...
...A diferenciação dos rendimentos divide pois os operários entre si, divide técnicos e operários e separa os dirigentes dos técnicos e dos operários...
...a participação nos lucros das empresas, que beneficia sobretudo os quadros dirigentes...
...ao longo dos últimos anos criaram-se armazéns em que só se pode comprar com divisas estrangeiras.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

RELANÇADO O DEBATE SOBRE A EUTANÁSIA


Giovanni Nuvoli, doente italiano com esclerose lateral amiotrófica, pediu em Abril passado que lhe dessem um sedativo e desligassem o respirador que o mantinha com vida. Em princípio de Julho, tudo estava preparado para que um anestesista cumprisse o pedido do doente, mas a polícia italiana interveio e não permitiu. Nuvoli decidiu a 16 de Julho deixar de ingerir alimentos e líquidos. A sua morte a 24 de Julho na sua casa de Alghero na Sardenha, após a greve de fome e de sede, comoveu a Itália e relançou o debate sobre a eutanásia na sociedade italiana

terça-feira, 17 de julho de 2007

AS DORES QUE NÃO PARAM O MUNDO


" (...) O que eu invejo, doutor, é quando o jogador cai no chão e se enrola e rebola a exibir bem alto as suas queixas. A dor dele faz parar o mundo. Um mundo cheio de dores verdadeiras pára perante a dor falsa de um futebolista. As minhas mágoas que são tantas e tão verdadeiras e nenhum árbitro manda parar a vida para me atender, reboladinho que estou por dentro, rasteirado que fui pelos outros. Se a vida fosse um relvado, quantos penalties eu já tinha marcado contra o destino? (...) Mia Couto, in O fio das missangas , Editorial Caminho, Lisboa, 2004, 148 pgs., ISBN: 972-21-1611-8

A PROMISCUIDADE E A DINASTIA DE POLITICOS


Neste país, à beira-mar amordaçado, o Poder ( politico e económico) repousa em estruturas anacrónicas povoadas por pessoas ainda prisioneiras dum passado tenebroso e exploradas até ao tutano
Está ainda por demolir o Aparelho Repressivo do Estado Novo.O golpe de Estado de 25 de Abril não foi além disso mesmo!
De resto, sabemos que o aparelho de Estado pode permanecer intacto como o provou as revoluções do século XIX em França e mesmo a revolução de 1917 ou a própria eleição de Allende, mais recentemente
Em nome de um Direito construido pelo fascismo, concede-se "democraticamente" imunidade aos algozes da PIDE. Pós 25 de Abril, muitos deles permaneceram junto do Poder. As grandes figuras do passado ( Melos e companhia) jamais detiveram tamanha força!
A nivel dos Aparelhos Ideológicos o panorama é, obviamente, semelhante. Existem dinastias de homens politicos, dinastias de gestores,etc. A existência de Partidos,nos quais a democracia interna está ausente, também não conduz a lado nenhum.
E se olharmos para os feudos? Os senhores feudais proliferam neste país!
Os seus filhos e dos amigos e dos amigos destes, os concursos criados e/ou sugeridos expressamente para a admissão deste ou daquele, afilhado etc. etc., despertam neles os Senhores que sempre foram
Vive-se há muitos anos um clima de promiscuidade particularmente no chamado Aparelho de Estado e nas empresas públicas
A demagogia, a ausencia de verticalidade, a mistificação grosseira, as promoções, as admissões e as expulsões repousam numa construção de mentira sórdida, nojenta.
Jamais me conformarei com a existência duma corja de arrivistas que humilham e perseguem trabalhadores os quais o único crime que cometeram foi o de não terem nascido com os olhos azuis (ou verdes ou vermelhos).
No quadro duma democracia ( ainda que formal) a sobrevivência duns não obriga à destruição de outros
A caminhada para a destruição dos legítimos interesses dos trabalhadores ainda agora começou.
Na vanguarda, temos a direita na qual se deverão incluir os dirigentes do PS.
A concentração do poder em poucas mãos, conduz inevitavelmente à arbitrariedade, ao compadrio, aos exageros de toda a ordem e à proliferação de tribos.
Os chefes tribais determinam as regras a que estão subordinados os seus súbditos.
A obsessão do Poder divide-nos em duas espécies: os que detêm o poder e os que lhe devem obediência.Sim…ainda há uma terceira categoria: os “apátridas” que vendem a alma ao diabo
As eleições são hoje um autêntico espectáculo circense só explicado à luz do que poderemos designar de patologia do Poder
Hoje realizaram-se eleições para a Câmara de Lisboa. O vencedor, um dirigente socialista é uma pessoa que cultiva a arte de violar os direitos dos trabalhadores
Valerá a pena evocar a sua passagem como líder parlamentar do PS durante a qual fez despedimentos sumários( e selectivos) ignorando os seus direitos: fez tábua rasa dos anos de serviço dos trabalhadores e permitiu-se o luxo de reduzir substancialmente o salário de alguns. Em relação a outros/as utilizou critérios bem diferentes. É a arbitrariedade convertida em lei é a arrogância convertida e fardada de poder
Quando se fala de direitos, liberdades e garantias, o que se pretenderá dizer em concreto? Estar-se-à a pensar nos direitos e nas garantias dos poderosos e na sua liberdade de disporem, a seu belo prazer, de quem com eles trabalha como se estivessem a lidar com gado?
Que se cuidem os trabalhadores da Câmara de Lisboa
Para terminar faço questão de sublinhar que não me incluo na tribo dos que consideram os políticos ( todos os políticos) um grupo de malfeitores.
Não tenho a menor dúvida que há gente muito digna, coerente, culta, combativa e com grande capacidade de trabalho entre a classe politica, sem esquecer os que desenvolvem a sua actividade na Assembleia da República.
No entanto, permito-me ter reservas sobre o carácter genuinamente democrático desta instituição porque nela impera a lei do rebanho e por lá proliferam arrivistas e inimigos da liberdade. Quando existirem mecanismos que permitam separar o trigo, então poderemos dar mais uns passos na construção duma sociedade democrática.

ZECA AFONSO - A morte saiu à rua

segunda-feira, 16 de julho de 2007

TERROR INVISÍVEL: o passado ainda é presente


Gostaria de iniciar esta mensagem recordando Amilcar Cabral: “Não lutamos simplesmente para pôr uma bandeira no nosso país e para ter um hino.Não queremos mais a exploração do nosso país mesmo feita por negros. É para isso que lutamos. Se não o conseguimos, teremos faltado aos nossos deveres, não atingiremos o objectivo da nossa luta”.
Transposto para a realidade portuguesa, poder-se-à afirmar que os objectivos últimos do 25 de Abril não eram a exploração do nosso país, mesmo feito por anti-fascistas.
Defraudar as expectativas dos trabalhadores, defender a destruição de todos os regimes de Segurança Social em proveito de Fundos de Pensões, dos Bancos e de Companhia de Seguros tem pouco a ver com democracia
Cria-se o desemprego, assumindo uma politica contra os salários e pensões em nome do combate ao défice, demitindo-se da intervenção que ajude este ou aquele sector da economia em obediência cega a politicas neo-liberais. É uma politica avulsa, cega e contrária aos interesses do país e dos trabalhadores.
É preciso reencontrar o verdadeiro sentido da politica social colocando-a no caminho da solidariedade.
Um homem desempregado não é um homem livre. A liberdade pressupõe a oportunidade de conquistar uma vida com o mínimo de dignidade.
Muitos dos procedimentos adoptados por algumas instituições neste país, refém dum passado politicamente tenebroso, é algo preocupante e que nos reporta para períodos históricos mais ou menos longínquos.
A institucionalização da repressão ao nível da linguagem e das próprias relações com o cidadão e com o trabalhador, em particular, é algo que urge combater e desmistificar com coragem.
Qualquer funcionariozeco, qualquer chefezinho duma qualquer instituição assume-se como o Poder.( A arrogância já não é exclusivo de ministro!). É a mediocridade convertida em Poder, é a prepotência e a arrogância a recordar-nos que o passado ainda é presente
Por razões meramente estatísticas, forjam-se razões para se retirar o subsidio de desemprego. Na mente doentia de alguns cidadãos efemeramente instalados no Poder, os trabalhadores são uns malandros e devem ser vigiados permanentemente.
A arbitrariedade é a palavra de ordem. Sobre esta matéria, o signatário está em condições de apresentar exemplos concretos de arrogância e de autoritarismo convertidos numa prática corrente.
No passado, em circunstâncias bem difíceis, muitos de nós não vergaram a espinha ante o Poder autoritário e antidemocrático. Hoje, obviamente que não estamos disponíveis para nos submetermos a decisões arbitrárias, o que equivale a dizer que não nos subordinaremos à Lei da Selva.
A liberdade não é algo fragmentado e fragmentável.Se há igualdade de oportunidades perante as urnas, é legitimo esperar que as mesmas oportunidades sejam concedidas em todos os dominios, nomeadamente no mercado de trabalho.
O circulo vicioso da credibilidade que aprisiona a politica , os politicos (leia-se de Direita, nela incluindo o PS) e certas camadas sociais, mergulha as suas raizes no arrivismo, na impreparação e na ausência de valores éticos e de solidariedade para com os outros cidadãos.
É vulgar dizer-se que Portugal é um país de poetas! Penso que será mais um país onde a arrogância, a mesquinhez, o egoismo e a ausência de valores éticos e de solidariedade social está pegando moda e hoje, infelizmente, não são apenas os politicos de direita os seus agentes e difusores
Muitos deles receberam de bandeja as liberdades democráticas que pretendem hoje recusar aos seus pais e tios.
Vivemos num país mergulhado na mediocridade e na pequenez, num país adiado e mergulhado até às virilhas na corrupção "institucionalizada".
Termino com Mia Couto: " Há um terror invisivel que pode estar alimentando o terrorismo internacional. Esse é o terror da fome, da pobreza, da ignorância, o terrorismo do desespero perante a impossibilidade de mudar a vida"


ZECA AFONSO 20 anos depois


sexta-feira, 13 de julho de 2007

ALTERNATIVAS AO NEOLIBERALISMO


Estou na mesma margem de Martha Harnecker quando refere que a esquerda vive uma crise teórica, pragmática e orgânica, ao mesmo tempo que reivindica os contributos de Marx, a validez de uma alternativa ao neoliberalismo e defende a politica como arte de construir uma força social antissistémica.Embora critique os desvios a que conduziu a cópia acrítica do modelo bolchevique de partido, defende a necessidade de se contar com uma organização politica para transformar a sociedade e avança com algumas ideias para a sua reorganização
Não queria ser fastidioso mas para abreviar esta " linha" gostaria de afirmar que não acredito,tal como outros, que se possa compreender o mundo contemporâneo e buscar alternativas ao neoliberalismo sem o recurso ao instrumental cientifico de Marx.Responsabilizar o marxismo pelo que aconteceu na URSS, é- como sublinha M:Harnecker- um absurdo tão grande como responsabilizar uma boa receita de cozinha quando o preparado se queimou no forno.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

O MUNDO NECESSITA DE ACÇÕES


Há que mudar a forma de entender o mundo.O mundo necessita de acções, mas não se chega à acção sem que isso tenha sido elaborado pelo espírito.Um dos grandes males da nossa época, é que não temos ideias e parece que os politicos de esquerda, não se dão conta de uma realidade: a direita não necessita de ideias, mas a esquerda não vai a lado nenhum se não as tem.Esse é o problema(José Saramago)

terça-feira, 10 de julho de 2007

sábado, 7 de julho de 2007

IMAGENS DO BRASIL